Wilson Santiago cobra criação urgente do Bolsa Estiagem e alerta para colapso rural no semiárido
- Matuto Criativo
- 18 de jun. de 2025
- 1 min de leitura

Em um discurso firme e preocupado no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (27), o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) fez um apelo direto ao Governo Federal: a criação imediata do programa Bolsa Estiagem, voltado aos pequenos e médios produtores rurais do semiárido nordestino, que enfrentam uma crise sem precedentes causada pela chamada “seca verde”.
Mesmo em pleno período considerado chuvoso, Santiago alertou que os índices pluviométricos ficaram muito abaixo da média histórica de 700 milímetros, com chuvas raras, irregulares e mal distribuídas. O resultado é alarmante: milhares de agricultores não conseguiram colher o suficiente sequer para subsistência, e já se teme o agravamento da situação até 2026.
“O peso maior dessa crise está recaindo sobre os pequenos e médios produtores rurais. Quem tem ajudado esses trabalhadores a manter seus rebanhos vivos? Gado, ovinos, caprinos… todos enfrentam escassez não apenas de água, mas, principalmente, de alimento”, declarou o parlamentar.
Além do novo programa, Wilson Santiago defendeu a ampliação das parcelas do Seguro Safra e a liberação urgente de recursos para garantir o fornecimento de insumos essenciais à alimentação animal, como milho, sorgo, soja e torta de algodão.
O apelo do deputado paraibano acende o alerta sobre o risco de colapso na produção agropecuária familiar do Nordeste, e reforça a necessidade de ações concretas e emergenciais por parte do Governo Federal para salvar vidas, garantir o sustento das famílias rurais e preservar os rebanhos.








Comentários